Páginas

Minha lista de blogs

Loading...

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dia Mundial do Teatro do Oprimido em Natal - 16 de março


Natal celebra Dia Mundial do Teatro do Oprimido

Acontece no dia 16 de março, alinhado ao evento do Rio de Janeiro e em mais 70 países dos cinco continentes, um evento público que celebra o Dia Mundial do Teatro do Oprimido. Arte e conscientização social juntas, num dia de ações dedicadas ao Teatro do Oprimido – a metodologia teatral mais aplicada no mundo – e a memória do seu criador, o teatrólogo Augusto Boal, que nesta data completaria 79 anos. Durante todo dia, diversas atividades irão integrar o evento aberto ao público gratuitamente, das 10 às 21h, no Centro Cultural do IFRN da Cidade Alta.

PROGRAMAÇÃO

O público conhecerá a Estética do Oprimido numa exposição colorida, divertida e reflexiva, que mostra trabalhos artísticos produzidos por grupos comunitários em Natal e outras cidades do Nordeste, sob orientação de Cláudio Rocha, curinga do Centro de Teatro do Oprimido no RN.

Haverá apresentação de espetáculo de Teatro-Fórum, cuja cenas são baseadas na vida real e discutem temáticas como: violência doméstica, machismo, preconceito social, discriminação racial e opressão familiar. Ao final da apresentação o público é convidado a intervir na cena, trocando de lugar com o protagonista, assumindo seu personagem para tentar encontrar solução aos problemas encenados.

O visitante participará ainda de oficina de teatro, palestra sobre o Teatro do Oprimido e a mais recente pesquisa A Estética do Oprimido, exibição de vídeos, lançamento do último livro escrito por Augusto Boal e, no encerramento, show musical.

O evento é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido com o patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva e apoio do SESC-RN, IFRN, DEART/UFRN, NAC/UFRN, Grupo Gabotun e do deputado estadual Fernando Mineiro.

EVENTOS INTEGRADOS

Em 2008, o dia 16 de março, foi escolhido como o Dia Mundial do Teatro do Oprimido, desde então centenas de grupos em mais de 70 países pelo mundo comemoram a data. No Brasil, terra natal de Augusto Boal, o criador do Teatro do Oprimido, as comemorações são especiais tendo o Rio de Janeiro como ponto de partida, por ser a cidade de nascimento do teatrólogo e sede do Centro de Teatro do Oprimido - CTO (www.cto.org.br). No dia 16/03, no mesmo horário que o evento aqui em Natal, acontece simultaneamente uma programação vasta na sede do CTO. Serão atividades artísticas como: peças teatrais, shows musicais, poesias, performances, exibição de vídeos, a instalação O Ser Humano no Lixo, exposição de pinturas, exposição de parte do acervo do Instituto Augusto Boal, além da homenagem Viva Boal, que vai celebrar os 79 anos de nascimento do teatrólogo.

SERVIÇO

Evento: Dia Mundial do Teatro do Oprimido
(Exposição da Estética do Oprimido, Oficinas e Palestras).
Entrevistas sobre o evento: Claudio Rocha – curinga do CTO/RN
Local: Centro Cultural do IFRN, Av. Rio Branco 743, Cidade Alta/Natal
Horário: a partir das 10h até as 21h.
Classificação LIVRE
Ingresso: GRÁTIS

MANHÃ
10h - Oficina

TARDE
15h - Abertura com palavra do Curinga do CTO seguido da abertura da Exposição
16h - Palestra
17:30h - Lançamento do livro A Estética do Oprimido
18h - Vídeos comentados pelo Curinga

NOITE
19h - Apresentação Teatro-Fórum
20h - Show musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário